DÚVIDAS

P?

Quero reformar, começo por onde?

R.

Antes de iniciar uma reforma ou construção você precisa de um planejamento técnico, de uma planta e do quantitativo de materiais. Você precisa contratar um profissional, arquiteto, para fazer tudo isso. No planejamento, é preciso levantar quais as necessidades de manutenção e adequação para o tipo de reforma que você vai querer. Quanto aos acabamentos, o profissional contratado irá lhe indicar aquele que mais condiz com a sua obra/reforma. Lembre-se que para reformar o apartamento é obrigatório informar ao síndico e também solicitar a ele os projetos de estrutura, hidráulica e elétrica, para orientar quais interferências poderão surgir durante a obra.

P?

Quais os passos de uma reforma?

R.

Não importa o tamanho da reforma, o importante é estabelecer um cronograma com as pessoas que vão trabalhar nela. Isso facilita o controle dos prazos combinados com os profissionais que entregarão os serviços. Segue abaixo uma seqüência de trabalho que os arquitetos costumam seguir para agilizar a obra:

    • Reformas elétrica e hidráulica; alvenaria (quebra de parede ou construção de divisória); projeto de elétrica incluindo a iluminação, pontos de interruptores e cabeamento de lógica para instalação de internet ou TV a cabo;
    • Colocação das molduras de acabamento entre as paredes e o teto, e de todos os demais detalhes em gesso;
    • Primeira demão de pintura nas parede;

Assentamento de pisos de madeira ou pedra, incluindo o rodapé; Instalação de portas e janelas de madeira, vidros e maçanetas; Última demão de pintura. Este é o momento para a instalação de pisos mais sensíveis, por exemplo, os laminados; Colocação de persianas, lustres, ou outros detalhes de decoração que não comprometam a limpeza da obra.

P?

Quanto custa o serviço do arquiteto?

R.

Contratar um arquiteto para cuidar da construção de uma casa custa entre 5% e 10% do valor final, segundo o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Em reformas, o serviço custa de 20% a 30% do valor estimado para o trabalho todo. Quanto menor o preço total, menor esse porcentual. Os valores dos serviços desses profissionais variam conforme a região e até dentro da mesma cidade e dependem da experiência de cada um.

P?

Quais os benefícios de se contratar um profissional para efetuar o acompanhamento de construção ou reforma?

R.

Contratar um profissional para administrar e acompanhar a construção ou a reforma da casa, garante um projeto adequado às necessidades do cliente, o cumprimento de cronogramas e a execução de acordo com o planejamento. Para decidir que tarefas contratar, você precisa estar por dentro dos processos da construção, ou seja, do passo-a-passo da obra.

P?

O que compõe um Projeto completo de arquitetura ?

R.

Um projeto completo de arquitetura consiste em:

Estudo preliminar: configuração inicial da proposta arquitetônica a ser aprovada pelo cliente. Considera o programa de necessidades do cliente e as informações legais sobre o terreno e o entorno. São esboços, estudo de materiais, volumetria e ocupação do terreno, relacionados a aspectos legais e de insolação. Gera plantas, mas dificilmente cortes.

Anteprojeto: representação final da proposta arquitetônica, que considera o estudo preliminar aprovado pelo cliente. Apresenta plantas de situação, plantas baixas, de cobertura, cortes gerais, fachadas e especificações. Como opção pode fornecer maquetes, perspectivas, anteprojetos complementares e orçamento estimativo. Já é palpável e ainda pode sofrer mudanças.

Projeto legal: usado para a aprovação na prefeitura, contém as informações do estudo preliminar e os desenhos do anteprojeto na escala e nos padrões exigidos pelo órgão legal do município onde a obra será realizada. É um compromisso de que a obra seguirá o mínimo especificado em lei: recuos, gabarito, tamanho de aberturas, área e pé-direito dos ambientes.

Projeto pré-executivo: feito no caso de obras grandes e quando o cliente precisa aprovar detalhamentos e materiais antes do projeto executivo. Considerado a primeira etapa do executivo.

Projeto executivo: baseado no anteprojeto ou no pré-executivo, ajusta-se aos projetos complementares, contendo pontos de hidráulica e elétrica, vistas das paredes das áreas molhadas com localização das peças e a paginação do revestimento, detalhamento de piso, paredes, caixilhos, forro e tudo o que for necessário para a execução da obra. Oferece memorial descritivo com modo de fazer e quantitativo do material.

Projetos complementares: estrutural, de instalações elétricas, de telefonia,TV, interfones e câmaras, de instalações hidráulicas, de ar-condicionado, de impermeabilização e de luminotécnica.

P?

Arquiteto ou engenheiro civil?

R.

Tanto o arquiteto quando o engenheiro civil têm competência para prestar os serviços ligados à construção civil, mas normalmente o dimensionamento e a organização dos espaços fiquem por conta do arquiteto e o cálculo estrutural e a responsabilidade técnica pelo engenheiro civil, isto acontece devido as diferenças nas cargas horárias na faculdade e pela própria prática.

P?

Quanto custa uma reforma?

R.

Uma reforma estrutural pode ser estimada segundo algumas tabelas, baixo, médio e alto padrão, tudo depende do quanto está disposto a investir em sua obra. O arquiteto tem a obrigação de adequar os custos da obra à disponibilidade de recursos do cliente, sempre apresentando antecipadamente os orçamentos e as etapas de obra. Deve-se contudo, alertar ao cliente sobre as possibilidades de variações do programado em função de que se depende de terceiros, como fornecedores, tempo etc. Para cálculo do custo /m2, sugerimos acompanhar a tabela da revista PINI.